Sunday, December 09, 2007

Blender day is a happy day !

Olá a todos!

Hoje vou falar sobre um dia de trabalho especial que me ocorreu mês passado...

Dia 08 de novembro foi meu aniversário, e como não sou funcionário público, fui trabalhar :)

Estávamos finalizando a apresentação do projeto de cenografia para a festa de lançamento da Peugeut.
Afora todas as perspectivas e todo o projeto, precisávamos fazer uma foto-montagem simples com a Praça Gen. Tibúrcio ao fundo (na praia vermelha, no bairro da Urca no Rio de Janeiro), uns carros em primeiro plano, e uma plataforma para cada carro ficar inclinado.

Até aí nenhuma novidade, enquanto uma pessoa foi limpando a imagem (retirando as pessoas, recompondo o fundo) eu fui limpando a imagem de cada um dos carros para fazer um PNG para ser inserido na composição.

Eu falei composição? Não é que é este justamente o nome de um dos recursos do Blender que eu menos uso.

E aqui começa meu presente de aniversário :-), resolvi fazer as bases para os carros utilizando os Composite Nodes do Blender, para conseguir ajustar as distorções de perspectivas e posição das plataformas.

A solução é bem simples, pode conferir aqui na imagem como eu configurei os nodes.



Eu trabalhei com três layers, um de fundo, com a imagem base, outro com as plataformas modeladas no Blender, e o último (mais à frente) com os carros. No final eu exportei apenas a imagem (sem a composição) e montei no Photoshop.

É um trabalho simples, mas sem dúvida fazê-lo no Blender é a maior alegria :)

Por isso eu digo,
Blender day is a happy day

Abraços,
Dalai Felinto

Labels: ,

1 Comments:

Blogger Henrique Zorzan said...

Realmente usar o blender é sempre uma alegria :) Os nodes do blender ainda é algo que me traz uma certa confusão, acho que ainda não consegui pegar a lógica da coisa e depois não encontro um lugar que explica o que cada opção dos nodes faz. E depois estar ali abrindo e fechando janelas de opções sem saber o que cada uma faz e sem saber qual a lógica de ligação de uma para outra fica difícil. :/ Abraços

5:51 AM  

Post a Comment

<< Home