Wednesday, October 24, 2007

Projetores de Luz

Recentemente fiz um pequeno artigo com o intuito de colaborar com o BlenderPro.

A princípio será apresentado na forma de tutorial, de 40 minutos lá em São Leopoldo dia 06 de novembro. www.blender.pro.br

Mas curtam aqui em primeira mão ...

Abstract

Este artigo ensina como fazer um projetor de luz no Blender, e como inserí-lo em uma imagem existente.

Keywords: blender, projeção luz, refletores

Authors’ contact:
dfelinto arroba yahoo.com

1. Introdução

Apesar do nome pomposo, projetores de luz são velhos conhecidos de todos nós. Quem não se lembra do comissário Gordan chamando o Batman na calada da noite fria de Gotham City?

Que tal aprender a reproduzir este efeito no Blender?

2. Configurando os projetores

Normalmente os projetores não precisam ser modelados, pois só enxergaremos os feixes de luz, que serão simulados por lâmpadas do tipo spot.

2.1 A imagem projetada

A primeira coisa que precisaremos será a imagem a ser projetada:


Para fazer essas imagens, eu criei uma imagem quadrada com fundo branco, uma máscara redonda, e desenhei dentro dessa máscara. Depois apliquei a máscara à imagem, usei a ferramenta RecorteAutomáticodaImagem e salvei a imagem em um formato com transparência.

Entendeu? Não? Bom, esta foi a descrição para fazer a imagem no programa GIMP, mas a verdade é que pode-se fazer isso de muitas maneiras, o importante para o projetor é que a imagem seja redonda, suporte transparência e preencha todo o espaço da imagem.

2.2 Parâmetros da Lâmpada

Crie ou edite uma lâmpada spot existente e vá para a janela de configurações (F5).




Ajuste inicialmente os seguintes parâmetros:

Energy, RGB, Spot Size – ajuste os parâmetros em função da escala e iluminação do restante da cena.
Distance – ajuste de acordo com seu “alvo”.
Buf. Shadow – como vamos fazer uma animação, é mais recomendável usar esta opção, embora para imagens paradas a opção Ray Shadow produza resultados mais realistas.

Halo – na realidade, o efeito de halo só é visível aonde há névoa ou fumaça, mas como seu resultado fica bonito na apresentação, vale apena utilizá-lo.
Haloint
– configure a intensidade luminosa do halo.

2.3 Textura

Para configurar a textura a ser projetada, primeiro vá à aba de texturas (F6) insira uma nova textura do tipo Image, carrega a imagem que você criou, e marque os botões Use Alpha e Extend.




Agora volte à janela de materiais (F5) e na aba textures selecione a textura récem-criada. Clique em Texture and Input e selecione a opção View para que a imagem acompanhe o movimento da lâmpada.


Em Map To escolha o modo Add, e a opção Stencil. Se quiser regule o parâmetro Color para regular a intensidade da projeção.

2.4 Posicionando a Lâmpada

Agora que o refletor está todo configurado, só falta ajeitar sua posição. Primeiro posicione a lâmpada na origem do feixe de projeção, depois selecione ela e entre no modo Camera Fly Mode (Ctrl+NumPad0, Shift+F) e com a ajuda do mouse posicione o “alvo” do refletor.

Agora pode renderizar e ver se gosta do resultado.




Para animar o refletor, insira um quadro-chave na sua posição inicial (I, LocRotScale) e com a ajuda do Camera Fly Mode altere os alvos do refletor ao longo dos quadros (seta pra baixo para avançar 10 quadros, Shift+F para mudar o alvo, e I para gravar a posição).

3. Foto Composição

E quando quisermos inserir o projetor em uma foto ou perspectiva existente?


Bom, nesse caso precisaremos modelar minimamente as superfícies que vão receber a luz, para que o encontro do chão com a parede, por exemplo, distorça a projeção luminosa.



3.1 Mãos na massa

Para estudar, eu escolhi uma imagem complexa, mas de fácil modelagem.





Este é um projeto cenográfico para uma exposição dentro do corredor de uma empresa.


Repare que apesar dos elementos presentes na cena (puffs, quadros, rebaixo de gesso) podemos nos concentrar na modelagem apenas das paredes e do piso.

Primeiro vamos posicionar a câmera na altura estimada do observador da cena (o fotográfo).

Depois entre no modo de vista da câmera (NumPad 0) e em View -> Background Image carregue a imagem base com uma leve transparência (blend 0.4).


Para que o resultado fique bom, é importante que o tamanho de saída da imagem no Blender seja o mesmo tamanho (ou proporção) da foto base, portanto altere os parâmetros de saída da imagem nas configurações da Cena (F10) na aba Format
e ajuste o tamanho horizontal (SizeX) e vertical (SizeY).

Agora no olhômetro faça um modelo que encaixe na figura.




Caso você tenha o modelo pronto, você pode preferir importá-lo diretamente sem se importar com os materiais. Mas lembre-se, só modele o que for obstáculo para os refletores, senão o modelo ficará desnecessariamente pesado.


Para posicionar a câmera com mais precisão, você pode utilizar o script Pytsai ou programas como o Icarus ou o Voodo Tracker.

3.2 – Texturas e Iluminação

Para que a foto encaixe na cena precisamos criar um material com uma textura do tipo Image com a foto carregada. Na janela de configurações dos materiais vá em Shaders e marque a opção Tangent. Depois vá na aba Texture e depois de selecionar a textura criada configure o Map Input marcando as opções Win e Flat.





Isso feito, ilumine a cena, e faça uma renderização de teste.




Quanto mais clara for a imagem base, menor será o contraste da cena, de modo que às vezes você terá que ajustar as luzes (aqui eu trabalhei com duas hemi-lights em direções opostas) para valorizar mais os projetores.

3.3 – Texturas e Iluminação

Para preencher as partes da cena que não foram modeladas (no caso o teto e o fundo), vamos precisar criar um plano de fundo que ocupe todo o plano de fundo da câmera e aplicar nele o mesmo material criado.

Finalmente posicione os projetores em seus lugares e é só correr para o abraço.J




4. Conclusão

Eu precisei fazer projetores para um projeto do escritório onde trabalho, e comecei a fuçar o Blender (na ocasião o 2.44) para ver como fazer. Espero que agora mais pessoas consigam fazer o mesmo com mais facilidade.

Quaisquer dúvidas, comentários, sugestões, estou às ordens:

pode escrever para dfelinto ARROBA yahoo.com, ou me encontrar nos fóruns de Blender como dfelinto.

Um grande abraço e bons trabalhos,

Dalai Felinto






Referências

http://jmerritt.warpax.com/pytsai/

http://www.peerlessproductions.com/tuts/pages/Icarus.html

http://www.blender.org/development/release-logs/blender-242/material-features/

Labels: , , ,

1 Comments:

Blogger Irinaldo said...

Eu instalei o Blender 2.49. Qual python ele requer para funcionar?

3:34 PM  

Post a Comment

<< Home